terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Amadores acham ovos de dinossauro na Índia

Uma equipe de paleontólogos amadores encontrou mais de cem ovos fossilizados de dinossauros do período Cretáceo na região de Madhya Pradesh, no centro da Índia, informa a edição desta terça-feira (06) do jornal "Hindustan Times".

Os ovos foram achados no distrito de Dhar, a cerca de 150 quilômetros da cidade de Indore, em dezembro. Mas a equipe só anunciou a descoberta depois de confirmar que os fósseis eram efetivamente de dinossauros.

"Na semana passada, o geólogo Tapas Ganguly, da Universidade de Howrah, confirmou as características dos fósseis", declarou ao jornal Vishal Verma, um dos paleontólogos da organização Mangal Panchayatan Parishad, dedicada a explorar a região. "Todos os ovos estavam no mesmo local. Em cada ninho havia de seis a oito ovos", contou.

O período Cretáceo, de 144 a 65 milhões de anos atrás, é considerado a última fase da era dos dinossauros. Os especialistas acham que os ovos podem pertencer a três tipos de dinossauros do grupo dos saurópodes, gigantescos herbívoros que podiam atingir até 25 metros de comprimento.

Nenhum comentário: