sábado, 10 de fevereiro de 2007

Biocombustível será fonte alternativa na Índia

A Ericsson, a GSM Association (GSMA) e a operadora Idea Cellular uniram-se para tornar viável o uso de biocombustíveis como fonte alternativa de energia em redes sem fio nas áreas rurais da Índia. Já houve, recentementem um projeto piloto na Nigéria, como este, para demonstrar o potencial do biocombustível como substituto ao diesel, comum em estações rádio-base móveis localizadas em regiões onde não há energia elétrica. Agora chegou a vez dos indianos testarem a novidade em Pune, Maharashtra.
Na primeira fase do projeto, que está próximo da conclusão, foi testada a viabilidade da utilização de sementes de plantas não-comestíveis, como algodão e jatropha. Na segunda etapa será utilizada a colheita em fase de crescimento para produzir o biodiesel que gerará energia capaz de colocar em funcionamento de 5 a 10 estações radio-base na região de Maharashtra.
O biodiesel possui inúmeras vantagens sobre o diesel comum. Pode ser produzido localmente, criando empregos em áreas rurais, enquanto reduz a necessidade de transporte, logística e segurança. O combustível também tem impacto muito menor no meio ambiente. Além disso, resultados mostram que o biocombustível é mais limpo e pode aumentar o tempo de vida dos geradores das estações radio-base, e com isto reduzir custos.
Quase três quartos da população da Índia vivem em zonas rurais e poderão usufruir as vantagens econômicas e de comunicação provenientes da parceria entre as três organizações.

Nenhum comentário: