domingo, 4 de fevereiro de 2007

Clima "já levou a desaparecimento de ilha na Índia"

O relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês) da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado ontem, dia (2), em Paris prevê que o derretimento das camadas polares deve fazer com que os oceanos se elevem entre 18 cm e 58 cm até 2100.
Pesquisadores indianos acreditam que pelo menos uma ilha previamente habitada na Índia já desapareceu pela elevação do nível dos oceanos. Trata-se da ilha de Lohachara, na Baía de Bengala.

Sugata Hazra, da Universidade de Jadavpur, disse que através de imagens de satélite é que se descobriu que a ilha havia submergido.

Ao lado dela estavam as Ilhas Bradley, não-habitadas, e que também foram tragadas pelas águas.

Em mapas da década de 30, as ilhas estavam no local, diz Hazra.

Mais de 6 mil pessoas já tiveram que deixar suas casas nas ilhas da região e muitas viram seu padrão de vida cair.

Uma família diz que costumava ter plantação em 85 acres em Lohachara, mas recebeu um terreno de apenas um acre ao ser transferida para a ilha vizinha, Ghoromara.

As águas continuam avançando. A própria ilha de Ghoromara já teve mais de 40 por cento de sua superfície tomada pelas águas.

Os habitantes das ilhas da Baía de Bengala, onde a pesca é a principal atividade econômica, não contribuem muito para a mudança do clima da terra, mas estão entre os que já estão pagando as conseqüencias do fenômeno.

Nenhum comentário: