sábado, 10 de fevereiro de 2007

Influência da Índia é chave para fim do impasse na OMC

Os Estados Unidos vêem o papel tradicional de liderança da Índia no mundo em desenvolvimento como uma chave para avançar nas negociações sobre o comércio global, disse o secretário de Comércio norte-americano, Carlos Gutierrez, nesta sexta-feira antes de uma viagem a Nova Délhi.

"A liderança da Índia é necessária para conseguir um acordo na OMC (Organização Mundial de Comércio) que ajudará o mundo todo e a Índia também", disse Gutierrez, que viaja no domingo à Índia.

Ele disse que Washington olha para a influência da Índia no mundo em desenvolvimento como uma forma de ajudar a retomada das negociações no âmbito da Rodada Doha de livre comércio da OMC. As conversas foram suspensas há seis meses em meio a divergências entre os membros.

"Enquanto os países em desenvolvimento observam a Índia, eles procuram por pistas da Índia, nós vamos precisar ver o movimento na agricultura, a qual, é claro, entendemos ser uma importante decisão para a Índia", disse Gutierrez a repórteres.

A Índia também precisa ajudar a quebrar barreiras no comércio dos setores manufatureiro e de serviço, disse ele.

A chave para um acordo é conseguir cortes mais profundos nos subsídios agrícolas dos EUA, que os países em desenvolvimento afirmam dar uma injusta vantagem de mercado aos agricultores norte-americanos, segundo analistas. O mesmo se aplicaria às tarifas impostas por grandes importadores, como a União Européia e o Japão, entre outros.

Grandes países em desenvolvimento, como o Brasil e a Índia, teriam que concordar em abrir seus mercados, principalmente para bens industriais e serviços, mas também, no caso da Índia, para bens agrários.

Gutierrez disse que o comércio anual de 29 bilhões de dólares entre Índia e EUA mostra que a relação de negócios "não estava com todo o seu potencial".

Nenhum comentário: