quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

CHINA - CHINA PROÍBE EXIBIÇÃO DE "OS INFILTRADOS"

A censura cinematográfica chinesa não vai aprovar a exibição nos cinemas de "Os infiltrados" porque o filme aborda um plano chinês para comprar equipamentos militares, disseram fontes governamentais nesta quarta-feira (10).

Martin Scorsese recebeu o Globo de Ouro de melhor diretor na segunda-feira (15) pelo thriller, que pode lhe valer seu primeiro Oscar de melhor direção ou melhor filme.

"Não há chance alguma de 'Os infiltrados' ser exibido nos cinemas da China, porque o lado americano se negou a modificar uma parte da trama que descreve como Pequim queria comprar hardware de computador avançado para fins militares", declarou uma fonte.

"Essa parte da trama é definitivamente desnecessária", acrescentou a fonte, que pediu para não ser identificada porque não está autorizada a falar com a imprensa estrangeira.

"Os reguladores não entendem por que o filme quis envolver a China. Poderia ter falado do Irã, do Iraque ou qualquer outro país, mas não havia razão para incluir a China", disse a fonte, que é próxima ao organismo chinês que regulamenta filmes.

Outra fonte governamental, que também pediu anonimato, confirmou a decisão.

Um executivo em Hong Kong da Media Asia, que detém os direitos de distribuição de "Os infiltrados" na China continental, confirmou que o filme não passou pela censura chinesa, mas se negou a dar mais detalhes.

É pouco provável que a decisão impeça os chineses de assistirem ao filme, já que versões piratas já podem ser compradas em DVD nas ruas.

Nenhum comentário: