quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Índia reduzirá tarifas de telefonia celular em fevereiro

Nova Délhi, 24 jan (EFE).- A Autoridade Reguladora para as Telecomunicações da Índia (TRAI) anunciou hoje a redução em 56% das tarifas nacionais de "roaming" (chamadas fora da área local) na telefonia celular a partir do dia 15 de fevereiro.
Os preços do "roaming" na Índia, onde a tarifa é aplicada ao mudar de região, variarão entre 1,4 rúpia (pouco mais de € 0,02) para ligações locais e 2,4 rúpias (€ 0,04) por minuto para chamadas nacionais de longa distância, afirmou a emissora de televisão local "NDTV".

Segundo a TRAI, a decisão visa beneficiar os usuários ajustando os preços finais aos custos reais, e, embora as operadoras de telefonia celular ainda não tenham se pronunciado a respeito, analistas advertiram que elas provavelmente impetrarão algum recurso legal para impor obstáculos à medida.

O setor de telecomunicações atravessa um momento decisivo para seu futuro na Índia. O número de linhas telefônicas no país alcançou um total de 190 milhões no dia 15, dos quais 40 milhões são de telefones fixos e os outros 150 milhões são de telefones celulares.

A Índia é o quinto país do mundo em linhas telefônicas e desfruta ainda de uma das tarifas mais baixas, o que, aliado à sua densidade demográfica e às grandes distâncias geográficas, pressupõe um forte crescimento no setor para os próximos anos.

Nenhum comentário: