quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Índia recebeu 4,4 milhões de turistas em 2006

Mais de 4,4 milhões de estrangeiros visitaram a Índia no ano passado, segundo dados divulgados hoje pelo Governo que, consciente dos atrativos do país, colocou em prática uma intensa campanha de promoção e desenvolvimento turístico. O número de turistas que visitaram o país aumentou 14,2% em relação a 2005. Os visitantes deixaram na Índia a vultuosa soma de US$ 6,57 bilhões, quase US$ 840 milhões a mais que no ano anterior.
Segundo o Ministério do Turismo, estes números recorde atestam a crescente popularidade da Índia, que de tradicional destino de aventureiros e hippies (em 1950, foram registradas apenas 17 mil entradas de estrangeiros) passou a ser alvo de um grupo muito mais amplo e variado de turistas.

Tendo como foco estes dados, o Governo decidiu aproveitar o grande potencial do país, que com seus 1,1 bilhão de habitantes e uma área equivalente a 3,2 milhões de quilômetros quadrados é, segundo a revista britânica "Conde Nast Traveller", o quarto destino preferido dos turistas.

Os números são promissores, apesar de ainda estarem muito aquém dos de outros países asiáticos, como Cingapura, uma cidade-Estado do tamanho de Mumbai que, até novembro, havia recebido 8,8 milhões de visitantes.

Para impulsionar o número de turistas, o Ministério do Turismo lançou a campanha Incredible India (Índia Incrível), uma iniciativa que começou a ser implementada em 2003 e que tem como objetivo divulgar a face mais exótica e atraente do país. Hoje em dia, este se tornou o lema oficial do turismo local.

Como parte desta campanha, foram realizados investimentos, locais e monumentos foram restaurados e o Governo lançou campanhas de propaganda.

A estas iniciativas somam-se medidas como a introdução, em novembro, de um novo visto turístico de longa duração para 18 países, entre eles Brasil, Espanha, Argentina, Chile e México.

As exigências para a abertura de novos hotéis também foram flexibilizadas, com subsídios para cerca de 130 instalações e a aprovação da construção de 146 novos estabelecimentos, o que representarão a criação de mais de 12.600 quartos, informou hoje o ministério.

Também a estes investimentos acrescentam-se os chamados Incredible India Bed and Breakfast (Índia Incrível - Cama e Café-da-manhã), quartos em casas privadas que começarão a operar nos próximos meses e serão utilizados para alojar turistas após obterem a permissão governamental.

"Isso permitirá dispor de mais quartos a preços acessíveis para o turista comum que queira visitar a Índia e, ao mesmo tempo, dará ao visitante a oportunidade de estar com famílias indianas e experimentar a cultura da Índia", afirmou em comunicado o Ministério do Turismo.

Além destas medidas, as autoridades querem estimular os visitantes a viajar durante todo o ano sem que necessariamente atrelem sua estadia às condições meteorológicas.

Para isto, o Governo lançou a campanha Chasing the Monsoon (Caçando a monção). O projeto destaca o lado positivo da estação chuvosa, considerada a menos atrativa na Índia.

Com suas cadeias montanhosas, desertos, quilômetros de costas e aldeias inacessíveis, boa parte dos que viajam ao país se dedica ao turismo de aventura, algo que o Governo também pretende mudar.

Por isso, o Ministério do Turismo informou hoje que lançará novas iniciativas e produtos para promover o turismo de cruzeiros, o médico e o rural. Para esta última área, foram aprovados investimentos para mais de cem projetos.

Isto se une às vantagens fiscais concedidas a certas empresas turísticas, outra medida que pretende servir de contrapeso aos inconvenientes que o setor ainda enfrenta, como a falta de instalações ou as contínuas congestões e atrasos nos aeroportos.

Em qualquer caso, os especialistas reconhecem que um dos principais desafios para impulsionar o turismo é a melhoria das infra-estruturas precárias da Índia.

Percorrer por estrada os pouco mais de 200 quilômetros que separam Nova Délhi de Agra, a cidade que abriga o Taj Mahal, pode levar quatro horas.

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