terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Encomenda industrial na Zona Euro subiu 1,4% em novembro

Bruxelas, 23 Jan (Lusa) - As encomendas à indústria da Zona Euro subiram 1,4% em novembro de 2006 frente ao mês anterior, tendo Portugal registrado um dos maiores avanços (2,5%) entre os 12 membros do grupo analisados, divulgou nesta terça-feira o Departamento de Estatísticas da União Européia (Eurostat).

A Zona Euro reúne os países que utilizam a moeda única européia como oficial, e é composta atualmente por 13 países, com a entrada da Eslovênia no último dia 1º.

No total da União Européia (UE), ainda com 25 Estados-membros, antes da adesão de Romênia e Bulgária no último dia 1º, as encomendas à indústria também registraram alta (1,1%) com relação a outubro, mês em que foi indicada uma queda de 0,5% na Zona Euro e um crescimento de 0,3% no total dos países que compõem o espaço comunitário.

Em comparação homóloga (frente ao mesmo mês do ano anterior), as entradas de encomendas subiram 6,2% na Zona Euro e 7,3% na UE com 25 Estados-membros.

Em outubro de 2006, e entre os países com dados disponíveis no total do bloco continental, as encomendas à indústria subiram frente a outubro em 12 Estados e recuaram em oito, tendo a maior queda sido observada na Irlanda (menos 11,6%).

Nenhum comentário: