quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Índia será a 5ª potêncial mundial em 10 anos

Em dez anos a Índia poderá superar a economia de seus colonizadores, tornando-se a quinta maior potência mundial, diz estudo recente do banco de investimentos Goldman Sachs. Se o crescimento do país prosseguir, no meio do século a economia poderá ultrapassar até a dos Estados Unidos, ficando atrás somente da China.

Segundo informa a BBC, o relatório do banco credita ao programa de refomas a crescente eficiência e competitividade da Índia. Há um boom econômico e os sinais de prosperidade podem ser vistos em aeroportos cheios, nos carros novos, na afluente classe média e em novos shopping centers que avançam sobre locais que pertenciam à zona rural. Provavelmente é apenas o começo de uma transformação que mudará a economia global. Dentro de 15 anos, estima-se que o indiano esteja cinco vezes mais rico que hoje. As previsões apontam também para um consumo de petróleo bruto três vezes maior.

Tamanho potencial de crescimento, no entanto, poderá encontrar barreiras. Problemas de infra-estrutura já estrangulam a expansão da Índia e cortes de energia são comuns por não haver eletricidade suficiente para atender a demanda. Os portos do país estão congestionados e as estradas não tem conservação. Outro fator que pode limitar o crescimento é a falta de profissionais capacitados para trabalhar na indústria de tecnologia, um importante pólo mundial.

Visitas – A Índia tem atraído investidores. No mês passado, uma delegação comercial dos Estados Unidos passou duas semanas no país à procura de oportunidades de negócios. Depois, foi a vez dos empresários britânicos, acompanhados pelo Ministro das Finanças, Gordon Brown. No próximo mês é Vladimir Putin, presidene da Rússia, quem deverá passar uma semana na Índia, interessado em contratos de fornecimento de energia nuclear e armamentos.

Nenhum comentário: