quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

China e Rússia são maiores infratores de direitos autorais

A China e a Rússia são os dois maiores infratores dos direitos autorais dos Estados Unidos sobre softwares e músicas e vão continuar na lista de prioridades para observação do governo norte-americano, segundo a Aliança Internacional de Propriedade Intelectual (IIPA, na sigla em inglês).

A associação prepara anualmente uma lista com as nações que mais infringem a propriedade intelectual. O Brasil não figura entre os 16 países prioritários para observação. Desde o ano passado, o País foi movido para a lista de observação apenas - sem prioridade.

Os países apontados na lista que não demonstrarem esforços para mudar a situação podem perder certos privilégios de isenção de impostos. Segundo o IIPA, as 60 nações que mais pirateiam software e música causam um prejuízo de 15,25 bilhões de dólares à indústria em 2006 - uma pequena redução em relação a 2005, quando o prejuízo foi de 15,83 bilhões de dólares.

O prejuízo total pode chegar a 35 bilhões de dólares se forem inclusos os demais países e os Estados Unidos, estima a IIPA, com base em números de fornecedores da indústria.

A China superou todos os países na lista da IIPA, movimentando 2,21 bilhões de dólares em bens pirateados no ano passado, principalmente em software. A Rússia chegou perto, com 2,18 bilhões de dólares. A China melhorou em relação a 2005, quando a pirataria movimentou 2,37 bilhões de dólares. Já a Rússia piorou, saindo de 1,76 bilhão de dólares no ano anterior.

Entre o grupo de 16 países prioritários para observação, a IIPA incluiu Argentina, Canadá, Chile, Costa Rica, República Dominicana, Egito, Índia, Israel, México, Arábia Saudita, Tailândia, Turquia, Ucrânia, Venezuela, além de China e Rússia.

A IIPA é formada por sete associações de negócios, incluindo a Business Software Alliance (BSA), Motion Picture Association of America (MPAA) e a Recording Industry Association of America (RIAA).

Nenhum comentário: